
Categoria: Artigos
Data: 25/04/2024
Esta afirmação é o pilar sobre a qual se sustentam todos os outros solas. Com ela afirmamos que a Bíblia é a nossa única infalível regra de fé e prática, com isso atestamos: só ela é norma normans, isto é, ela é a régua pela qual baseamos a nossa fé.
Isso significa que não devemos ter outras fontes? Que devemos ignorar a tradição ou todo o conhecimento acumulado em todos esses anos de igreja? Claro que não! Mas precisamos entender que as escrituras tem primazia sobre todos os documentos de fé.
É até aconselhável que todo cristão possua em sua casa bons comentários bíblicos de modo a se compreender ainda mais as escrituras. A diferença é que ao contrário da igreja católica, a fé reformada não coloca a tradição acima das escrituras. Como vimos nas imagens anteriores, a declaração de Cambridge atesta que confissões de fé e catecismos não tem poder de constranger o indivíduo e levá-lo ao arrependimento, somente as escrituras tem o poder de fazê-lo.
Toda afirmação feita em nome de Deus, deve ser comprovada através das escrituras, qualquer coisa que seja anunciada de forma contrária deve ser rejeitada. Não devemos também nos deixar levar por pessoas que dizem que recebem revelações particulares, como se elas fossem especiais e fossem canais de Deus para falar conosco, isso gera um pretexto terrível para abusos na igreja. Esse dom era exclusivo dos Apóstolos, uma vez que o próprio Paulo diz que a mensagem que ele anunciava vinha do próprio Cristo em Gálatas 1.8-12:
8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema.
9 Como já dissemos, e agora repito, se alguém está pregando a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que esse seja anátema.
10 Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo.
11 Mas informo a vocês, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é mensagem humana,
12 porque eu não o recebi de ser humano algum, nem me foi ensinado, mas eu o recebi mediante revelação de Jesus Cristo.
9 Como já dissemos, e agora repito, se alguém está pregando a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que esse seja anátema.
10 Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo.
11 Mas informo a vocês, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é mensagem humana,
12 porque eu não o recebi de ser humano algum, nem me foi ensinado, mas eu o recebi mediante revelação de Jesus Cristo.
Qualquer revelação, interpretação ou fala que não esteja segundo as escrituras é falsa e quem o faz é um falso profeta. As próprias escrituras nos mostram como a Bíblia deve ser lida e interpretada. Um exemplo disso está em 1 Tm 5.17-18, quando Paulo está argumentando sobre o salário pastoral e a dupla honra que os ministros deveriam receber, para embasar a sua argumentação, ele usa o texto de Deuteronômio 25.4 do Antigo Testamento e também usa Lucas 10.7.
Por isso entendemos que Deus continua falando, como falou através dos séculos: pela sua palavra. Em nosso benefício Deus fez com que toda a sua palavra fosse preservada até os dias de hoje, para que tenhamos ela completa em nossas mãos.
Conclusão: Deus nos concedeu por sua graça a sua santa palavra nas sagradas escrituras, elas são totalmente suficientes para salvação e para ensino, tornando totalmente desnecessária qualquer revelação adicionar para o cumprimento destes propósitos.
2 Tm 3.16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Sola Scriptura!
Referências para aprender mais:
- Confissão de fé de Westminster, Capítulo 1 https://www.monergismo.com/textos/credos/cfw.htm
- Augustus Nicodemus https://www.youtube.com/watch?v=VcN9W34MDQk
- Sola Scriptura! Robert Godfrey
- Pilares da Fé (Franklin Ferreira)
- Cristão Reformado (Yago Martins)
- https://derekkempa.medium.com/sola-scriptura-ou-nuda-scriptura-127e05b61c0a
- https://www.monergismo.com/textos/credos/declaracao_cambridge.htm
Perguntas e respostas
Por que isso é relevante?
Porque cada vez mais as escrituras tem sido deturpadas em favor de interpretações particulares (opiniões) sem qualquer referencial Bíblico para tanto, ou quando há referencial, a exegese não é feita da maneira correta, abrindo caminho para heresias. São deduções lógicas e até mesmo filosóficas impostas à Bíblia que dobram o texto em favor de interpretações convenientes que ignoram contexto e intenção original do autor.
Os resultados disso estão aí: teologia do coaching, teologia da prosperidade e o liberalismo teológico para citar alguns exemplos. Heresias que se infiltraram na igreja. É imperativo que a igreja retorne as escrituras e os erros sejam denunciados. Os problemas que a reforma combateu séculos atrás, ainda continuam existindo hoje.
A Bíblia foi adulterada? Posso confiar nela?
Este é um assunto que gera muito debate, mas em resumo podemos concordar que a palavra de Deus não foi adulterada e que podemos confiar na Bíblia que temos hoje. Recomendamos uma excelente série produzida pelo canal Dois Dedos de Teologia que fala sobre crítica textual, onde se explica como foi feita a composição da Bíblia:
https://www.youtube.com/watch?v=1msmsb-QyzI
Existem milhares de manuscritos que confirmam que a Bíblia se manteve coerente através dos séculos, atualmente, a Bíblia é o documento antigo com maior número de fontes existentes. Manuscritos de livros da Bíblia foram encontrados em diferentes épocas e seu conteúdo é igual em aproximadamente 95% dos documentos, sendo que os 5% que apresentam divergências muito pequenas, em nada alteram pontos importantes da sã doutrina.
Somente as escrituras? E nada mais?
Não. Isto seria o Nuda Scriptura, que afirma que a bíblia deve ser lida por ela mesma, não necessitando de nada além dela. Isso é perigoso, pois leva cada um a interpretar a Bíblia a seu modo, ignorando todo o conhecimento gerado através dos séculos da igreja. Um exemplo desse conhecimento gerado são os concílios da igreja e a própria reforma protestante, as quais combateram heresias e criaram as definições que usamos até hoje pela igreja, dentre as quais podemos citar a Trindade.
Sola Scriptura quer dizer que somente as escrituras são a nossa regra de fé e prática, isso quer dizer, a igreja toma como regra somente aquilo que a Bíblia determina como regra. Mas para compreender a Bíblia, se faz necessária a exegese do texto, de modo que se chegue a compreensão correta, a isso damos o nome de exegese. Para tanto, os reformadores utilizavam os textos originais em grego e hebraico para interpretar as escrituras, prática que permanece até hoje com pastores reformados. Essa prática também já se difundiu entre outras denominações cristãs.
E como eu vou poder compreender mais das escrituras se não conheço grego ou hebraico?
O amor às escrituras deve ser uma característica de todo cristão. A aquisição de bons comentários bíblicos de autores conhecidos se faz imprescindível para podermos adquirir mais conhecimento Bíblico. Para os que quiserem se aprofundar ainda mais, cursos de hebraico e grego bíblicos podem ser encontrados hoje facilmente na internet, bons livros e dicionários também estão disponíveis em português atualmente.
Quer dizer que eu preciso de um comentário bíblico para entender a bíblia?
Não. Um comentário Bíblico servirá de apoio para a compreensão mais profunda do texto. Existem diversos tipos de comentários bíblicos, os mais indicados para leigos são os comentários expositivos, que ampliam a compreensão do texto, trazendo contexto histórico-gramatical além de aplicações para a vida.
Cremos que todo o conhecimento necessário para salvação pode ser facilmente extraído das escrituras, embora o uso de comentários auxilie muito na compreensão dos textos.
Os católicos afirmam que o Sola Scriptura é um erro.
A ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) tem para si que a interpretação das escrituras cabe ao magistrado da igreja, isto é, que somente padres, cardeais e o papa, tem condições de interpretar corretamente as escrituras, assim ICAR está acima das escrituras. A consequência disso é que as declarações de papas tem valor superior ao das escrituras já que crêem que o papa é infalível, ainda que declarações de papas possam contradizer as escrituras. Até mesmo dentro da própria ICAR não há consenso sobre como tudo é interpretado o que mostra que a própria interpretação pode estar equivocada.
Antes, devemos ser como os Bereianos, que analisavam até mesmo aquilo que os apóstolos lhes ensinavam em Atos 17.11:
11 Ora, estes de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
Referencias: https://padrepauloricardo.org/blog/os-catolicos-acreditam-mais-na-igreja-que-na-biblia / https://www.dw.com/pt-br/1870-papa-é-declarado-infalível/a-319592
Por que a igreja evangélica não chega a um acordo sobre a Bíblia? Por que tantas denominações evangélicas se existe uma forma correta de interpretar as escrituras?
Uma igreja que se considera evangélica ou protestante, deve ter pontos comuns
entre elas mesmas para serem consideradas cristãs. Agostinho dizia “No essencial, a unidade; na dúvida, a liberdade; em tudo, a caridade.” Os pontos principais da doutrina cristã são claramente descritos na Bíblia, são eles que constituem o núcleo duro da fé cristã. Esse núcleo duro foi inicialmente afirmado por meio dos credos, dentre os quais o mais conhecido é o credo dos apóstolos, que resume brevemente os pontos cardeais da fé cristã.
Os pontos divergentes, são pontos que, embora importantes, podem apresentar interpretações diferentes sem haver divergências com as escrituras. É nesse momento que entra a tradição da igreja, quando olhamos para a igreja dos primeiros séculos, observamos as práticas comuns daquela igreja que surgiu a partir dos próprios apóstolos. Exemplos desses pontos de divergência são o pedobatismo x credobatismo, calvinistas x arminianos. Embora as diferentes denominações discordem de certos pontos, o núcleo da fé permanece o mesmo e, portanto, ainda que as denominações tenham estas discordâncias, cremos que continuamos sendo irmãos, contanto que o núcleo duro da fé seja preservado.